top of page

João Caetano

Heloisa
Alberto
Torres

Leo Cunha

Patativa 
do 
Assaré

saladeleituraita4

Autores homenageados de Itaboraí 2023

Atualizado: 24 de abr. de 2023

Dois autores de Itaboraí serão homenageados neste ano pelo Projeto Feira do Livro. Sendo fiés ao hino da cidade "Vieram de longe e aprenderam a amar esta cidade que escolheram para viver.Escrevem, produzem, trabalham e moram aqui. Saiba um pouco mais de Nilson Martins e sobre o professor Gelson Ribeiro!













Professor Gelson Ribeiro

Biólogo, professor, Enxadrista, Dr. Honoris Causa pela FEBRAICA,membro da Academia Gonçalense de Artes e Letras, Gelson Ribeiro nesceu em São Gonçalo, cidade vizinha de Itaboraí, ambas na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, Gelson da Silva Ribeiro, chegou a Itaboraí, há 30 anos em busca de uma melhor qualidade de vida e encantou:

_Cheguei a Itaboraí para trabalhar há 30 anos atrás, e logo me apaixonei pela cidade, e mudei definitivamente para cá! Declara o escritor.


Posse na Academia Gonçalense de Artes e Letras


Certa feita, Manuel Bandeira disse que ninguém é escritor antes dos 19 anos, o professor Gelson mostra que nem sempre esta máxima se cumpre: começou a escrever crônicas e poesias aos 17 anos, e de lá pra cá, não mais parou.

Estudou Ciências Biológicas na instituição de Ensino FAHUPE e UERJ.É Especialista em Gestão Ambiental e Análises Clínicas. É professor de Bioquímica Aplicada, Genética, Microbiologia, Epidemiologia, Citologia, Histologia, Biossegurança Aplicada a Patologia Clínica, dentre outas disciplinas da área .Em paralelo com a vida acadêmica, sempre produziu seus textos literários.

Segundo o professor, sua escrita nasceu de um processo natural entre a leitura e a escrita, ou seja, a leitura de textos literários desde novo estimulou o processo de escrita. Para o autor, escrever resume-se em uma palavra: Liberdade.

Suas primeiras publicações foram em revistas, e só mais tarde começou a publicar sua obra individualmente.Dentre a produção Acadêmica, destaca-se "Água qualidade de vida", publicado na Revista Geração Saúde, da Editora Minuano (SP),2011, e "A importância do meio Ambiente", publicado pela Editora PhD Estúdio.

Em 2018 publicou o livro "Meu livro de papel" pela Editora Appris,PR.








Tarde de autógrafos do livro "Meu livro de Papel", no Colégio Cenecista Joaquim Manoel de Macedo.

Professor Gelson Ribeiro nas Redes









Nilson Martins



Oriundo da Baixada Fluminense,Nilson da Glória Martins chegou ainda na promeira infância em Itaboraí.Aqui passou toda infância até os dias de hoje:

_Nasci em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, mas tenho ainda parentes e conhecidos de infância e adolescência lá. Cheguei a Itaboraí com 3 anos de idade, juntamente com meus outros irmãos menores. O meu pai, na época, já estava aposentado e veio para cá em busca de um lugar mais tranquilo.

Assim que aprendeu a ler, Nilson se ecantou pelas narrativas, e a Literatura passou a fazer parte de sua vida desde então. Sua obra tem Itaboraí como destaque nos contos e crônicas.Seus personagens ultrapassam barreiras locais mostrando os dramas e comédias que pertecem universalmente ao humano.

O autor de "Uns caras" e "Aconteceu em Itaboraí" está escrevendo seu primeiro romance:

"Estou pensando agora no meu primeiro romance. Eu já até escrevi um, com 210 páginas. A história é sobre uma viúva de um militar que morreu numa missão do Exército, e que vivia apenas como dona de casa. Após a morte do marido ela se mantém reclusa, até que cinco anos depois ela resolve retomar sua vida e sua profissão de bibliotecária, e arruma um emprego. E então ela decide arrumar um namorado numa rede social, e aí, ... aí começa a trama.", finalizou




Livros : Uns caras de Itaboraí

Aconteceu em Itaboraí.















Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page