top of page

João Caetano

Heloisa
Alberto
Torres

Leo Cunha

Patativa 
do 
Assaré

saladeleituraita4

Paraíso - Atividade com poesia de José Paulo Paes para Fundamental I

Atualizado: 9 de set. de 2022

Texto base: Poema Paraíso de José Paulo Paes. Estratégias de Leitura Antecipação da leitura · Apresentar a cantiga de roda de origem “ Se essa rua fosse minha”. · Discutir sobre o título do poema. Para você, o que seria um paraíso?


Seguem algumas sugestões de vídeos com a cantiga "Se essa rua fosse minha" que podem se adequar a cada ano de escolaridade.




Um pouco sobre José Paulo Paes


Nasceu em Taquaritinga, interior de São Paulo, em 22 de julho de 1926. Sempre foi um apaixonado por livros. Estudou química e trabalhou em um laboratório farmacêutico por muitos anos.

Um dia resolveu escrever poesias, primeiro para os adultos e depois para as crianças. Esqueceu a química e descobriu a magia da poesia infantil, aprendeu a brincar com as palavras e escreveu muitas poesias maravilhosas para as crianças. Depois de abandonar a química, trabalhou por 25 anos com edição de livros e traduções. Morreu em 1998, aos 72 anos.



Leitura do poema


PARAÍSO Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, não para automóvel matar gente, mas para criança brincar. Se esta rua fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, onde é que os pássaros vão morar? Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui. Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas mudanças que ele seria um paraíso de bichos, plantas e crianças.


José Paulo Paes-Do livro Poemas para Brincar 2-Compreendendo o poema · Identificar as palavras que rimam no poema. · Relacionar o mundo imaginário do poeta com o mundo real. · Discutir sobre as questões ambientais presentes no poema. 3- Para além do texto · Produção textual e/ou imagético: Criar quadrinhas a partir do seguinte verso: “Se esse mundo fosse meu...” · Produção: Confecção de mural com desenhos/imagens de locais poluídos e de locais onde a natureza é respeitada. 4- Fazendo inferências Relembrando o poema “Se esta rua fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, onde é que os pássaros vão morar?” Exibir o curta-metragem · Curta-metragem sobre o meio ambiente: VERDE


Compreendendo o vídeo · Qual a primeira pessoa que a árvore conhece? A árvore gosta dele? Como ele a tratou ? · Como as crianças tratam a árvore? (1º/2º) · Observando a expressão da árvore, quando a menina chega, que sentimento a árvore tem?(3°/4º/5°) · Como a menina trata a árvore? O que ela faz para árvore? · Quando a árvore conhece as primeiras crianças, qual sentimento tem por elas? Por quê? (3 º/4º/5º) · O tempo passa, o que chega na floresta que traz ameaça à árvore? · Por que as pessoas carregavam cartazes? O que elas pretendiam? · Como a árvore reconheceu a menina depois de adulta? Produção textual Crie um texto verbal contando a história do vídeo. · Exibir o vídeo “Lixo?” (4º/5º)


Retomando alguns versos do poema “ Paraíso” de José Paulo Paes Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui. Leitura da letra e audição da música Música: Se não serve, se recicla (Palavra Cantada) https://www.youtube.com/watch?v=Ir0jvAm0u1Q



Se Não Serve, Se Recicla Palavra Cantada Garrafa pet, de sabão, amaciante Até de desinfetante Junta tudo isso daí Lata de atum, de sorvete, açaí Até pote de iogurte Tudo isso vai servir Caixa de ovo, lata de refrigerante Todo saco e sacola Pode entrar nisso daqui Se não te serve Se não tem mais serventia Nem pra outros tem valia A ideia é reduzir Se não serve, se recicla E de novo vai servir O seu caderno, o seu livro, Seu papel, até caixa do pincel Você pode incluir Copo quebrado, a panela e o prato, Tudo tem destino certo Você não pode fugir Casca de fruta, de legume, A salada, até borra de café Pro adubo produzir Se não te serve Se não tem mais serventia Nem pra outros tem valia A ideia é reduzir Se não serve, se recicla E de novo vai servir Fonte: Musixmatch Compositores: Paulo Tatit / Filipe Edmo





Compreendendo a música


· (Usar dicionário para ampliar o vocabulário e conhecer os significados das palavras como resíduos, reciclagem, serventia, valia)

Quais elementos são apresentados no texto que para muitas pessoas não servem?

O que é reciclagem?

Você conhece algum objeto feito com material reciclado? (Pode-se pedir para os alunos pesquisarem as embalagens que têm em casa)


Produção ( Gênero cartazes de divulgação/Propaganda)

· Produzir cartazes sobre preservação do ambiente escolar “resíduo no lixo”/ Cuidado com o ambiente em que vivemos”

· Produzir brinquedos com materiais recicláveis e produzir um manual de construção desse brinquedo.




Observe os dois cartazes de campanha educativa sobre preservação ambiental.








Apresentar as obras de Vik Muniz. “A arte que vem do lixo.”

· Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que faz sucesso no mundo todo. A partir de 1988, Vik Muniz começou a desenvolver trabalhos que faziam uso da percepção e representação de imagens usando diferentes técnicas, a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup, gel para cabelo e lixo.

Naquele mesmo ano, Vik Muniz criou desenhos de fotos que memorizou através da revista americana Life. Fotografou os desenhos e a partir de então, pintou as fotos para conferir um ar de realidade original. A série de desenhos foi denominada “The Best of Life”.

Vik Muniz fez trabalhos inusitados, como a cópia da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, usando manteiga de amendoim e geleia, como matéria prima.








Produzindo

Após observar atentamente cada obra de Vik Muniz, descreva as cenas e crie breves narrativas para um dos quadros. Crie uma imagem figurativa a partir de materiais reciclados.





Retomando o poema Paraíso de José Paulo Paes para dialogar com tirinha de Quino, Mafalda.


Se este mundo fosse meu,

eu fazia tantas mudanças

que ele seria um paraíso

de bichos, plantas e crianças.


Um pouco do autor



Leia atentamente a tirinha


Compreendendo

  • No primeiro quadrinho, dois personagens falam: a menina (Mafalda) e seu amigo (Miguilim). O que Mafalda pede ao amigo? Por quê? (Explorar a os balões e sua representação falando baixo e falando alto)

  • Quem está deitado na cama? Por quê?

  • O que o GLOBO representa?




Há várias formas de ter uma relação mais sustentável com a narureza.E você, como contribui para um planeta menos poluído?

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page