Atividade com o livro "Um sorriso chamado Luiz" de Ziraldo-
Lembrando que este é um livro para infâncias, ou seja, sua leitura pode ser em diferentes níveis: mais superficial ou mais aprofundada, depende do repertório de quem o ler. Assim, um bebê pode ouvir sua história ( um ator que sorri nas propagandas, mas que em sua vida, não conhece a alegria) e se apegar ao som das palavras, às imagens, ou um adulto que compreenda mais as questões relacionadas às difíceis relações humanas e os sentimentos provocados por elas.
Como exemplo, colocamos propostas para a vivência/ exploração do texto para a educação infantil (cor azul) e para a EJA (Coral)
Antecipando a leitura
Ziraldo-(1932) é um cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. É o criador do personagem de quadrinhos infantil “O Menino Maluquinho”. Foi um dos fundadores da revista humorística “O Pasquim”.
Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha e o de seu pai Geraldo. Desde criança já mostrava seu talento para o desenho. Com seis anos teve um desenho seu publicado no jornal Folha de Minas.
Carreira
A carreira de Ziraldo começou na revista “Era Uma Vez”, quando fazia colaborações mensais. Em 1954, começou a trabalhar no jornal “Folha da Manhã” (hoje Folha de S. Paulo), desenhando em uma coluna de humor.
Em 1957 foi para a revista O Cruzeiro, publicação de grande prestígio na época. Nesse mesmo ano, formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo. Com quem teve três filhos, Daniela, Antônio e Fabrízia.
Em outubro de 1960, Ziraldo lançou a primeira revista brasileira de quadrinhos e colorida, de um só autor, intitulada “Pererê”. As histórias da revista já vinham sendo publicadas em cartuns nas páginas da revista O Cruzeiro, desde 1959.
As histórias se passavam na floresta fictícia “Mata do Fundão”. A publicação da revista durou até abril de 1964, quando foi suspensa pelo regime militar. Em 1975, a revista foi relançada com o nome de “A Turma do Pererê”, mas só durou um ano.
Dentre as obras mais conhecidas de Ziraldo, encontra-se "O Menino Maluquinho" que conta a história de um menino muito criativo e inteligente que está passando por um momento familiar difícil: a separação dos pais.
Você sabe o que é uma propaganda? (EJA e Educação Infantil)
Propaganda é a ação de divulgar, anunciar um produto ( briquedo, alimento,roupas,etc.) exaltando suas qualidades, que pode ter, como um objetivo vender.
Separar imagens de propaganda em encartes, jornais ou revistas nas quais apareçam pessoas sorrindo. Em seguida, perguntar:
O que rosto destas pessoas demonstram?
Estão tristes ou alegres?
Como podemos notar qual sentimento as pessoas estão vivendo?
Quando você ganha algo novo, como você se sente?
Com a Educação Infantil o foco será nas emoções e como as expressamos fisicamente, e o quanto é importante estar perto de quem nos ama.
Com a EJA, problematizar a questão do consumo e como a propaganda potencializam o desejo de compra
O foco da leitura do livro para a EJA será nos efeitos da propaganda em nossas vidas: a falsa sensação de satisfação que o consumo nos dá quando somos manipulados pela publicidade que criou sua necessidade. e a diferença entre o Ser e o Parecer, a alegria e sucesso que a sociedade exige em detrimento da valorização das pequenas coisas. O vídeo acima
Leitura : Um sorriso chamado Luiz
PDF da página Educa em casa
Pensando no texto...
O sorriso de Luiz "era profissional", ele aparecia na Tv e sorria para perfumes, pastas de dentes, lojas e edifícios. Qual era a profissão de Luiz?
Qual profissão para você a pessoa precisa ficar sorrindo?
Embora sempre estivesse sorrindo, Luiz era feliz?
Quando Luiz sorriu de felicidade?
Para além do texto
Quando você se sente feliz?
Quais as pessoas que você sente feliz quando está perto?
Nas mídias sociais as pessas criam uma imagem diferente da sua realidade, iu seja, muitas pessas parecer ser uma coisa, mas são outra. O que vc pensa sobre isto?
No livro, Luiz é um modelo que está na Tv em propagandas sempre sorrindo, parecendo feliz. Você se deixa influenciar pelas imagens e apelo publicitário?
Dinâmicas para a Educação Educação Infantil
Reconhecendo o próprio sorriso
Material: um espelho
Com os alunos sentados em roda, o (a) professor (a) colca-se no centro e passa um espelho (importante que este objeto seja seguro para o manuseio) de aluno em aluno estimulando o seu sorriso para que cada aluno reconheça suas expressões de alegria.
Reconhecendo expressões
Material: Boneco de expressões ou emojis grandes impressos.
Colocados em roda, o (a) professor (a) pode usar um boneco de expressão ou emojis para que as crianças reconheçam as emoções representadas nas expressões mostradas.
Jogo de imitação
Material: Não tem.
Em dupla, a criança espelha a emoção que o colega expressa.
Movimentando o corpo a partir da emoção
Material: Aparelho de som/vídeo-música: Se você está contente.
Usar um espaço da escola onde a música fique audível e as crianças tenham liberdade de movimento.
Um sorriso chamado...
Material: Câmera fotográfica, impressão das fotos, mural para exposição
Após a impressão das fotos do sorriso de cada aluno, o (a) professor(a) monta um mural com as crianças, pedindo-lhes que identifique de quem é o sorriso nas fotos. Depois deixar exposto num local de fácil acesso visual da criança com a identificação de cada sorriso.
Cuidando do sorriso
Material: Vídeo "Por que tem que escovar os dentes", da Turma da Luna, aparelho audiovisual, materiais para higiene bucal e espelho.
Após a exibição do desenho, o(a) professor(a) faz uma roda de conversa falando sobre a importância da higiene bucal, mostrando os materiais para este fim (escova, pasta de dente, fio dental). Depois ainda em roda, passar o espelho para que os alunos visualizem os seus próprios dentes.
Se houver parcerias com postos de saúde, convidar um especialista para esta conversa.
Músicas que falam de sorrisos para brincar, relaxar e rir
Sorrir Mais Uma Vez Canção *Sorrir mais uma vez* Oi, oi, oi pessoal O sol já nasceu, olha que legal É muito bom se divertir Com Deus no coração pra te fazer sorrir Tudo show com vcs? É sempre bom sorrir mais uma vez Vem comigo vem dançar Na dancinha do Lá Lá La la la la la la, Oôu La la la la la la, Rei La la la la la la, Rá Nada pode nos fazer parar (2x) Quando eu parar de cantar A música vai continuar E você vai me acompanhar Dudinha Show vai te ensinar La la la la la la, Oôu La la la la la la, Rei La la la la la la, Rá Nada pode nos fazer parar (2x) Vem, vem comigo cantar Vem, vem, vem, vem comigo dançar Chama geral pra curtir Quem tem amigos é muito feliz La la la la la la, Oôu La la la la la la, Rei La la la la la la, Rá Nada pode nos fazer parar (refrão 2x)
Na música a seguir encontramos uma relação de afeto entre pai e filho. Explicar a música para a criança e perguntar como ele é chamado por sua família.
O Leãozinho Canção de Caetano Veloso Gosto muito de te ver, leãozinho Caminhando sob o sol Gosto muito de você, leãozinho Para desentristecer, leãozinho O meu coração tão só Basta eu encontrar você no caminho Um filhote de leão, raio da manhã Arrastando o meu olhar como um ímã O meu coração é o sol, pai de toda a cor Quando ele lhe doura a pele ao léu Gosto de te ver ao sol, leãozinho De te ver entrar no mar Tua pele, tua luz, tua juba Gosto de ficar ao sol, leãozinho De molhar minha juba De estar perto de você e entrar numa Gosto muito de te ver, leãozinho Caminhando sob o sol Gosto muito de você, leãozinho Para desentristecer, leãozinho O meu coração tão só Basta eu encontrar você no caminho Um filhote de leão, raio da manhã Arrastando o meu olhar como um ímã O meu coração é o sol, pai de toda a cor Quando ele lhe doura a pele ao léu Gosto de te ver ao sol, leãozinho De te ver entrar no mar Tua pele, tua luz, tua juba Gosto de ficar ao sol, leãozinho De molhar minha juba De estar perto de você e entrar numa Compositores: Caetano Emmanuel Viana Teles Veloso
Pintando o sete
Propostas de atividades manuais com o tema leão.
Materiais: Pratos de papelão, cola, tesoura,hidrocores,tinta e pincel. Cada leão usa um prato e meio.
Corte um prato ao meio e pinte com a cor coral. Desenhe duas patas em outro papel e cole conforme o desenho. No prato que servirá de rosto para o leão, cole o focinho e as orelhas, desenhe os bigodes e olhos.Por fim, cole o rabinho.
Pode variar fazendo só a cara do leão cortando as laterais para fazer a juba;
Colando papeis cortados em retângulos para a juba, colando olhos e desenhando o focinho.
Usando a palma das mãos
Após pintar a palma de uma das mãos, carimbá-la em uma folha ofício. No final do polegar, pintar o rabo.Nos demais dedos, desenhar as patas. Desenhar o focinho e colar na extremidade.
Outra possibilidade é denhar as mãos em um papel, recortá-las e depois fazer um cartão para a família.
Vamos brincar?
Você sabia que podemos nos divertir com brinquedos criados por nós?
Para além do texto
Discutindo a manipulação da propaganda
Comments