A Coordenação de Sala de Leitura e Biblioteca Escolares/SEMED-Itaboraí tem como objetivo promover a leitura, principalmente literária, nas escolas da Rede Municipal de Itaboraí, além de coordenar os Professores Articuladores dos Espaços de Leitura e Pesquisa.
Sobre a SLBE/SEMED-Itaboraí
A imagem mostra as iniciais SLBE na qual a letra S e a letra E formam um coração sobre um livro aberto formado pelas letras LE. Acima encontramos o brasão da cidade de Itaboraí.
Somos a Coordenação da Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares (CSLBE) da Subsecretaria de Gestão e Ensino da Secretaria Municipal de Educaçãode Itaboraí. A Sala de Leitura se propõe à escolarização da literatura, por meio do letramento literário e orienta esse trabalho em função da abordagem pedagógica do mesmo para a rede, por intermédio dos professores regentes que atuarão nas aulas de sala de leitura e os professores articuladores nos espaços de leitura e pesquisa que desenvolvem as atividades em formato presencial ou remoto nas unidades escolares, a partir de um gênero textual, autor ou tema, oportunizando, neste município, a denominada Educação Literária, ou seja, a formação de leitores: alunos e professores e comunidade escolar.
Na rede municipal de Itaboraí, a Literatura possui o status de disciplina, assegurado o seu lugar no currículo escolar, aprofundando o conhecimento literário dos docentes, por meio de formações continuadas que são ministradas por especialistas no assunto, ou seja, a própria assessoria pedagógica da CSLBE, e por professores doutores, oriundos da parceria entre a referida equipe e o PROALE/FEUFF.
Atualmente a SLBE é coordenada pela professora Paula Botelho e tem a assessoria das professoras Rosane Paiva e Heloisa de Souza.
Breve Histórico
• Até o ano de 2008, ao Projeto Sala de Leitura destinava-se à formação leitora dos educandos da referida rede, no entanto, o seu foco não era o livro de literatura, mas o trabalho com a “variedade textual” e tinha como objetivo sensibilizar para o prazer de ler. Sendo assim, o trabalho desenvolvia-se em oficinas, que propunham atividades práticas, como, por exemplo, a produção de artesanatos.
• No ano de 2009, o Projeto sofreu uma reformulação e passou a ser concebido como uma possibilidade de promover o letramento literário da comunidade escolar.
•Em 2013, com a construção do Referencial Curricular de Literatura (2012), o Projeto Sala de Leitura passa a ser Disciplina Literatura, constando no currículo, oportunizando o letramento literário para as tumas dos Ensinos Fundamental I e II. Em 2019, o Referencial Curricular da rede foi reelaborado e o de Literatura passou a contemplar todas as etapas e modalidades da educação básica.
•Ainda em 2013, a Coordenação da Sala de Leitura agrega à sua nomenclatura o termo Bibliotecas Escolares.
•No ano de 2019, inicia-se, efetivamente, a formação continuada específica para os professores (Articuladores) que atuam nos Espaços de Leitura e Pesquisa.
•Desde 2009 é promovida formação continuada anual sobre a Literatura na Educação Básica para o corpo pedag[ogico, envolvendo todos os profissionais da educação da rede municipal de Itaboraí.
•Em 2021, inicia-se a proposta de ampliação do trabalho didático pedagógico com a leitura literária em T
Todas as escolas da rede, entendendo que o professor regente também é formador do leitor literário.
As postagens ficam sob feitas pela professora Heloisa de Souza e a professora Rosane Paiva, profissionais
que coordenam o projeto atualmente.